
A VIAJANTE, um espetáculo de dança contemporânea do Caleidos Cia. A VIAJANTE é um solo com Renata Baima. A partir de uma informação histórica da colonização do Brasil, desenvolve-se um diálogo entre a História, as romantizações das narrativas e as reflexões contemporâneas a respeito do papel da mulher e de sua condição no contexto da colonização e na formação do Estado Brasileiro. Um olhar decolonizador para as nossas histórias.

A VIAJANTE - uma reflexão em dança contemporânea sobre os processos de construção histórica de gênero e condição do feminino no Brasil colonial; o espetáculo propõe um encontro de vozes e narrativas que perduram no nosso ambiente revelando as origens das realações que encontramos nas formações de classe, gênero e etnia em nossa sociedade.
A VIAJANTE é um espetáculo telepresencial do Caleidos Cia de Dança que conversa, a partir da dança e da oralidade, sobre a viagem de “jovens portuguesas casadoiras” para o Brasil no século XVI como um processo de colonização da condição feminina e branqueamento do povo brasileiro. As histórias dessas jovens, também chamadas de “órfãs da rainha”, são cruzadas em diferentes versões que dialogam com vidas de mulheres no Brasil contemporâneo.
Três vozes se apresentam na encenação: a narrativa romântica que dialoga com os contos de fadas e o senso comum sobre a história; a narrativa histórica oficial que se organiza em torno da apresentação dos "fatos" e busca dialogar com a ideia de apresentação e imparcialidade; e os questionamentos contemporâneos sobre as motivações dos fatos históricos em dialogo com as consequências cotidianas desse passado.
"O JANTAR DA FAMÍLIA"
Jean-Baptiste Debret
Rio de Janeiro, 1820
"FAMIÍLIA DE MANIFESTANTES"
fotojornalismo Extra/Globo
Rio de Janeiro, 2016
"A VIAJANTE é um espetáculo de dança contemporânea telepresencial que aborda questões da construção do feminino nos processos coloniais e decoloniais que atravessam as vidas das mulheres contemporâneas."”A VIAJANTE com Renata Baima é um espetáculo do Caleidos Cia de Dança que conversa com as diversas histórias - a oficial, as que se contam e as que precisam ser contadas. A partir da dança e da multiplicidade de vozes A VIAJANTE se debruça sobre um fato histórico conhecido como "as órfãs da rainha": o envio de moças da baixa nobreza portuguesa para se casarem nas colônias. Inicialmente dirigido a professoras e professores das redes públicas de ensino, discute questões da igualdade e da condição de gênero que atravessam a colonização do Brasil e a percepção de gênero, classe e etnia na formação do Estado brasileiro.FICHA TÉCNICA Caleidos CiaDireção e concepção: Isabel MarquesCodireção, concepção e dramaturgia: Fábio BrazilIntérprete criadora: Renata BaimaVozes off: Carolina Angrizani e Joaquim GamaMúsica original: Jogus OliveiraAssistentes de produção: Michelle Dionisio, Talita Neves


rua Mota Pais, 213
São Paulo / SP
tel: 3021 4970 / 971439189
05054-000

contate o Instituto Caleidos
instituto@institutocaleidos.com
contate o
Instituto Caleidos