projetos Instituto Caleidos - Instituto Caleidos

Ir para o conteúdo
O Instituto Caleidos, pode atuar por meio de projetos já estruturados levando-os a redes públicas, escolas e instituições:

Leituras da Dança : é um desenvolvimento do projeto Dança Escola que iniciou em 1998. Leituras da Dança é apresentado pelo Instituto Caleidos a escolas e redes públicas desde 2010.  O seu foco é o conhecimento, a fruição e a formação de dança para professores e alunos. Através da dança e da experiência interativa, professores e alunos iniciam a construção de conhecimento na Linguagem da Dança, criam outras formas de relação com seus corpos e com o espaço. O projeto já foi apresentado em diversas Secretarias Municipais de Educação e consiste numa ação de grande porte, voltado para a introdução da dança nos currículos e formação do professorado. Leituras da Dança tem como foco o conhecimento, a fruição e a formação de dança para professores e alunos. Disparado por um espetáculo de dança do repertório do Caleidos Cia Leituras da Dança alia a fruição ao estudo e à intervenção na unidade escolar.
Leituras da Dança 2022 / em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretarioa de Educação de Caieiras
 saiba mais sobre o projeto


Arte em Questões. Da reflexão sobre o ensino de Arte, do desenvolvimento teórico e prático e da vivência em sala de aula, em escolas e assessorias, surgiram as publicações  - de artigos que se tornaram livro – e as propostas práticas por meio de cursos e assessorias.  Paralelamente às publicações, foram oferecidos cursos, oficinas, encontros e assessorias para problematizar na prática as questões referentes ao ensino de Arte nas escolas. O projeto Arte em Questões reúne uma ampla frente de ações envolvendo o fazer artístico e o ensino e Arte. O foco é o professor que trabalha com arte em sala de aula na perspectiva de que o ensinar Arte não se desvincula do fazer e ler arte. Um mergulho teórico-prático nas questões que permeiam o ensino de Arte nas escolas propondo perguntas cujas respostas nascem das práticas docentes críticas e criativas de cada professor. (Arte em Questões - Editora Cortez 2011)

atualmente o Projeto Arte em Questões está sendo apresentado na Secretaria de Educação de Caieiras


Caleidos Solidário: comida e arte. Projeto de apoio emergencial e pontual para situações limites de insegurança alimentar. A ideia é levar a urgência e a emergência da comida, mas entendendo que se a fome desumaniza, a comida sozinha não pode ser a resposta; se a fome é uma escolha política, a comida sozinha não pode ser a resposta; se a fome é uma experiência de desesperança, a comida sozinha não pode ser a resposta. Assim, a idea é levar junto á comida, a potência da humanizadora da arte.
CONHEÇA  a atuação de 2020
pandemia COVID 19

Dança Educação e Direitos Humanos. A dança e seu ensino sob a ótica da Educação em Direitos Humanos . Regidos pela pergunta "o que pode a arte contra a violência?" esse projeto promove ciclo de encontros abordando na teoria e na prática formas de ler e problematizar, a partir do olhar da arte/educação, diferentes direitos e suas violações:  no primeiro ciclo, o direito ao lúdico e o cerceamento e adultização da infância; no segundo ciclo o direito à igualdade de gênero e a violência doméstica; e no terceiro ciclo o direito à diversidade sexual.
SAIBA MAIS sobre o Projeto no site www,formacaocaleidos.com.br



rua Mota Pais, 213
São Paulo / SP
tel: (11) 3021 4970  / (11) 971439189
05054-000

  contate o Instituto Caleidos
contate o
Instituto Caleidos
Caleidos Cia
obrigado por sua visita, contate-nos também pelas redes sociais
criado por Fábio Brazil
Voltar para o conteúdo