Coreógrafa, diretora e professora de dança, escritora.
Atual Diretora Administrativo Financeiro do Instituto Caleidos
Graduada em Pedagogia pela USP (1997). Mestre em Dança pelo Laban Centre, Londres (hoje Trinity Laban)-título da dissertação: “Dança no Currículo, o caso brasileiro” (1989), sob orientação de Dr. Valerie Preston-Dunlop (discípula direta de Rudolf Laban). Doutora em Educação pela USP - título da tese: “A Dança no Contexto: uma proposta para a Educação Contemporânea” (1996), com orientação do Prof. Dr. Celso Fernando Favaretto.
Desde 1989 Atua nas interfaces entre a Arte e a Educação, lançando pontes entre propostas artísticas e educacionais que enfocam a ludicidade da dança e a crítica social por meio de espetáculos interativos de dança contemporânea, cursos, eventos e pesquisa continuada. Com Fábio Brazil, é diretora do Instituto Caleidos, fundado em 2007. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996.
Concebeu e dirigiu 25 espetáculos de dança, tendo-se apresentado em diversas cidades do Brasil e no exterior. Colaborou como coreógrafa, docente e/ou pesquisadora em companhias de dança em Recife, Itapipoca e Belém do Pará. Premiada pelo Programa de Fomento à Dança, , Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna, finalista do Prêmio Jabuti. Recebeu Bolsa Pesquisador Visitante FAPESP, Bolsa Viagem e Pesquisa CNPQ, Docência e formação UNESCO, Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Minc.
Pioneira na área de ensino de dança, é reconhecida nacionalmente por sua produção teórica e atuação prática na área de formação de professores em dança; sua produção é referência em cursos de graduação e pós-graduação e em bibliografia de concursos de diversos estados do Brasil. Foi professora na área de dança e ensino dos cursos de Pós-graduação na USP, UFRN, UFV, UPE, UDESC, FEFISA, FAP/PARANÁ, UNIVERCIDADE/RJ, CEAFI/GOIÁS, UEA, HORUS/SC. Foi professora de Licenciatura em Dança da FE/UNICAMP, do Curso de Dança da UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI e professora convidada da ECA/USP na área de dança. Assessorou a Secretaria de Educação do Município de São Paulo (SME/SP) em 1991-93, tendo introduzido a dança no currículo oficial da cidade de São Paulo (gestão Paulo Freire).
Foi redatora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área de dança e do documento de EJA – área de dança lançados pelo MEC. Assessorou a UNESCO com redação de documento para dança na América Latina no ano de 2002. Prestou assessoria ao governo do Estado do Paraná na redação de documento de Arte para Educação de Jovens e Adultos em que a proposta metodológica de Isabel Marques – Dança no Contexto - foi adotada por todo o Estado e à Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (RO) na elaboração de documento oficial na área de Arte no ano de 2007.
Nos anos de 2009/2011 prestou assessoria ao Projeto “Dançando na Escola”, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (CE); prestou consultoria à Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas – CENP da Secretaria do Estado de Educação de São Paulo e, no mesmo ano, participou como formadora do “Projeto Rede em Rede” da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP). Nos anos de 2012/13, assessorou a UNAS, na favela de Heliópolis/SP, em curso de qualificação de professores na área de dança e Educação Infantil e o Projeto “Fábricas de Cultura” (SEC São Paulo/Catavento) proferindo palestras aos arte/educadores do projeto. No mesmo período, ministrou cursos de formação na Diretoria Regional de Ensino do Butantã (DRE BT – SME/SP) e na Diretoria Regional de Ensino Pirituba Jaraguá (DRE PJ), da mesma secretaria.
Em 2013/2014 coordenou e ministrou aulas no projeto ARTE EM QUESTÕES para professores e gestores da mesma DRE. Foi assessora da área de Arte/Dança da SME/SP nos anos 2015/16, integrando a Equipe Interdisciplinar de Direitos de Aprendizagem na Divisão de Pedagogia (DIPED/Ensino Fundamental), responsável pela elaboração coletiva de Documento Curricular e formação de professores na área de Arte/Dança.Proferiu palestras, ministrou cursos eapresentou pesquisa em congressos na área de dança e/ou ensino em diversas cidade do Brasil e no exterior (Inglaterra, Portugal, Finlândia, Austrália, Estados Unidos - Greensboro, Orlando, Nova York, San Diego -, África do Sul, Uruguai, Canadá, Cuba e Brasil). Participou do Projeto Internacional de Pesquisa em Dança “Challenging the Notion of Knowledge”, da Theatre Academy, na Finlândia. Coordena, desde 2013, o Núcleo Coreológicas de Pesquisa e investigação de linguagem (Coreologia) do Caleidos Cia. de Dança, em São Paulo, capital.
Foi banca de concurso e de defesa de Doutorado, Mestrado e Conclusão de Curso na UFMG, FE/USP, ECA/USP, FE/UNICAMP, IA/UNICAMP, UFSCar, PUC/SP, PUC/PR, UFRN, UFBA, UECE, UNIFESP, UFRGS, UFG, Faculdade de Motricidade Humana-Portugal.
Autora dos livros ENSINO DE DANÇA HOJE (6ª. edição) e DANÇANDO NA ESCOLA (6ª. edição), pela Cortez Editora, indicados para concurso público em vários estados do Brasil. Em 2010, lançou o livro LINGUAGEM DA DANÇA: ARTE E ENSINO, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009, finalista do Prêmio Jabuti 2011, pela Digitexto. Em 2012 lança pela Editora Blucher o livro INTERAÇÕES: CRIANÇAS, DANÇA, ESCOLA, em coleção finalista do Prêmio Jabuti 2013 e, com Fábio Brazil, o livro ARTE EM QUESTÕES (2ª. edição), premiado pelo 10º. Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para cidade de São Paulo e finalista do Prêmio Jabuti 2013. Publicou vários artigos em livros, revistas especializadas, anais de congresso e internet no Brasil e no exterior versando sobre dança, ensino e formação de professores. Manteve em 2006, com Fábio Brazil, coluna mensal sobre arte/educação no site da Agência Carta Maior.
Atualmente Isabel Marques é DIRETORA ADMINISTRATIVO FINANCEIRO do Instituto Caleidos